LISTA DE
EXERCÍCIOS – ESTÁTICA (PONTO MATERIAL E CORPO EXTENSO)
01 – É
dado o sistema em equilíbrio, e:
sen 37o
= cos 53o = 0,6
sen 53o
= cos 37o = 0,8
Sabendo-se
que a tração na corda 1 é 300 N,
a tração
na corda 2 é:
a) 500 kg
b) 400 N
c) 4000 N
d) 400 J
e) 4 N
02 – O
corpo da figura tem peso 80 N e está em equilíbrio suspenso por fios ideais.
Calcule a intensidade das forças de tração suportadas pelos fios AB e AC.
Adote: cos 30o = 0,8 e sem 45o = cos 45o = 0,7
03
– Um corpo de peso P é sustentado por duas cordas inextensíveis, conforme a
figura.
Sabendo
que a intensidade da tração
na
corda AB é de 80 N, calcule:
a)
o valor do peso P:
b)
a intensidade da tração na corda BC.
04 – No
sistema abaixo, o peso P está preso ao fio AB por uma argola. Despreze os
atritos e calcule as trações nos fios AO e BO. Dados: P = 100 N, sen 30o
= 0,5 e cos 30o = 0,8.
05 – As cordas A, B e C da figura abaixo têm massa desprezível e são inextensíveis. As cordas A e B estão presas no teto horizontal e se unem à corda C no ponto P. A corda C tem preso à sua extremidade um objeto de massa igual a
Considerando
o sistema em equilíbrio, determine as trações nos fios ( A, B e C)
06 – (Acafe-SC)
Fruto da nogueira (árvore que vive até 400 anos), a noz é originária da Ásia e
chegou à Europa por volta do século IV, trazida pelos romanos. Uma característica
da noz é a rigidez de sua casca. Para quebrá-la, usa-se um quebra-nozes. A
figura abaixo mostra um quebra-nozes, de massa desprezível, facial de ser
construído.
Certa noz
suporta, sem quebrar, uma força de módulo igual a 2 000 N. É correto afirmar
que, para quebrá-la, a distância mínima da articulação, d, em cm, onde se deve
aplicar uma força F, de módulo
igual a 250 N, é:
a) 25.
b) 50.
c) 20.
d) 40.
e) 10.
07
– (Uerj)Para demonstrar as condições de equilíbrio de um corpo extenso, foi
montado o experimento abaixo, em que uma régua graduada de A a M, permanece em
equilíbrio horizontal, apoiada no pino de uma haste vertical.
Um
corpo de massa 60 g é colocado no ponto A e um corpo de massa 40 g é colocado
no ponto I.
Para
que a régua permaneça em equilíbrio horizontal, a massa, em gramas, do corpo
que deve ser colocado no ponto K, é de:
a)
90.
b)
70.
c)
40.
d)
20.
08 – Em um
playground de uma escola, duas crianças brincam em uma gangorra. Ana tem massa
de 40 kg e Beatriz tem massa de 50 kg. A distância do ponto de apoio para as
duas é de 2,0 m. Beatriz permanece na parte de baixo da gangorra, do lado
esquerdo. Ana, por sua vez, fica na parte alta no lado oposto. Considere g = 10
m/s2.
a)
Explique por que Beatriz consegue suspender Ana.
b)
Caracterize o torque resultante em relação ao ponto de apoio.
09 – Uma
barra homogênea de peso B = 200 N está fixa a uma parede pelo ponto A e por um
cabo, conforme mostra a figura a seguir.
A carga P tem
peso P = 50 N. Considere sen 370 = cos 530 = 0,60.
Determine o módulo da tração no cabo.
10
– Em várias situações do dia a dia, necessitamos aplicar forças que sem o
auxilio de alguma ferramenta ou máquinas, simplesmente não conseguiríamos.
Apertar ou afrouxar um parafuso, por exemplo, requer uma força que não somos
capazes de exercer. Considere um parafuso muito apertado que necessita da
aplicação de um torque igual a 150 N.m para ser solto, conforme mostra a figura
a seguir.
a)
Determine a intensidade da força F aplicada, desprezado o peso da ferramenta.
b) O
que poderia se fazer para reduzir o valor da força aplicada, encontrada no item
a?
11 –
Suponha que duas crianças brincam em uma gangorra constituída por uma prancha
de madeira de peso 20 kgf. A prancha tem forma regular, constituição homogênea
e encontra-se apoiada em seu centro geométrico. O peso da criança A é igual a
50 kgf:
Sabendo
que o sistema está em equilíbrio na situação apresentada, determine:
a) O peso
da criança B.
b) A
intensidade da força exercida pelo apoio sobre a prancha (reação normal do
apoio).
12 – Na
figura abaixo está representada uma barra homogênea de comprimento 3,0 m e peso 60 N em
equilíbrio devido à carga P. Determine o peso da carga P.
14 – 0
sistema da figura ao lado está em equilíbrio. O peso da carga Q = 20 N e da carga
S = 10 N. Desprezando o peso da barra, determine o peso da carga P.
Gabarito:
1) B
2) TAB
= 70,2N
TAC = 61,5N
3) a) P =
40N
b) TBC = 64N
4) TAO
= TBO = 100N
5) TA = TA=50V3 N, TB=50N e TC=100 N
6)
D
7)
B
8)
a) Beatriz e Ana têm pesos diferentes e estão a uma mesma distância do ponto de
apoio, logo, Beatriz por ser mais pesada tem maior torque do que Ana, gerando o
movimento de rotação.
b) M = - 200 N.m. O sentido de rotação é
anti-horário.
9)
T = 300 N.
10)
a) F = 1000 N.
b) Basta
usar uma ferramenta com o cabo maior, aumentando a distância d.
11) a) 100
kgf
b) 170 kgf
12) P = 60
N
13) NA
= 450 N e NB = 150 N
14) 55 N
Poderia me explicar como resolvo a questão 9?
ResponderExcluirmeu professor literalmente copiou TODAS as questões daqui. que bom, eu colo pra responder e ele pra fazer as perguntas.
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