domingo, 6 de março de 2016

Lista de exercícios Equilíbrios Químicos - Testes e Discurssivas

Equilíbrio Químico - Exercícios

01. Assinale abaixo qual alternativa é incorreta acerca de um equilíbrio químico:

a) A velocidade da reação direta é igual à velocidade da reação inversa.
b) Ambas as reações (direta e inversa) ocorrem simultaneamente (trata-se de um equilíbrio dinâmico).
c) As características macroscópicas do sistema (desde que fechado) não mais se alteram.
d) Os sistemas se deslocam espontaneamente para o estado de equilíbrio.
e) Obrigatoriamente, as concentrações de todas as substâncias participantes do equilíbrio devem ser iguais.


02. Nas condições ambientes, é exemplo de sistema em estado de equilíbrio uma:

a) xícara de café bem quente;
b) garrafa de água mineral gasosa fechada;
c) chama uniforme de bico de Bunsen;
d) porção de água fervendo em temperatura constante;
e) tigela contendo feijão cozido.


03. Na expressão da constante de equilíbrio da reação
 H2(g) + Br2(g)            2 HBr(g)
estão presentes as concentrações em mol/L das três substâncias envolvidas. Isto porque a reação:

a) envolve substâncias simples, como reagentes;
b) envolve moléculas diatômicas;
c) envolve moléculas covalentes;
d) se processa em meio homogêneo;
e) se processa sem alteração de pressão, a volume constante.


04. À temperatura de 25°C

A+ + B-           AB com velocidade da reação V1 = 1 x 1013 [A+] [B-]

AB                  A+ + B- com velocidade da reação V2 = 2 x 10-7 [AB]

O valor numérico da constante de equilíbrio, a 25°C, da reação representada por
A+ + B-            AB é:

a) 2 x 10-6
b) 5 x 10-6
c) 2 x 10-20
d) 5 x 10-14
e) 5 x 1019
RESPOSTA: E

05. Foi aquecido a 250°C um recipiente de 12 litros contendo certa quantidade de PCl5. Sabe-se que, no equilíbrio, o recipiente contém 0,21 mol de PCl5, 0,32 mol de PCl3 e 0,32 mol de Cl2. A constante de equilíbrio, para a dissociação térmica do PCl5, em mol/litro, é:

a) 0,41 mol/litro
b) 0,49 mol/litro
c) 0,049 mol/litro
d) 0,041 mol/litro
e) 0,082 mol/litro

RESPOSTA: D

06. Um mol de hidrogênio é misturado com um mol de iodo num recipiente de um litro a 500°C, onde se estabelece o equilíbrio H2(g) + I2(g) ---> 2 HI(g). Se o valor da constante de equilíbrio (Kc) for 49, a concentração de HI no equilíbrio em mol/litro valerá:

a) 1/9
b) 14/9
c) 2/9
d) 7/9
e) 11/9

RESPOSTA: B

07. A morfina, um narcótico derivado da papoula do ópio (gênero Papaver), tem a fórmula
molecular C7H18NO2OH. Ela é uma amina fracamente básica, com Kb de 1,6 X 10-6. Qual é
o pH de uma solução 0,0045 mol/L de morfina?

08. Os foguetes são projéteis impulsionados pela ejeção de gases quentes através de um bocal.
Usualmente, os gases quentes expelidos pelos foguetes provêm de reação entre um combustível e um oxidante. Considerando a reação:

2N2H4(l)         +         N2O4(l)                      3N2(g) + 4 H2O(g)                 ΔH= -1094KJ

Usada como propulsor do Módulo de descida na Lua, da Missão Apollo. Baseada na reação
acima, o que acontece com o equilíbrio da reação quando aumentamos a temperatura e diminuímos a pressão.

09. Atualmente, a emissão de poluentes por automóveis está sendo controlada dentro de rígidas normas. Para isso, já estão sendo colocados catalisadores em automóveis novos. Esses
catalisadores aceleram as reações químicas que transformam os poluentes (CO, NOx) em compostos menos prejudiciais à saúde (CO2, H2O, N2), como, por exemplo, a reação que ocorre em liberação de calor:

2 NO2(g) + 4 CO(g)      -->         N2(g) + 4 CO2(g)


A respeito dessa reação, o que acontece com o equilíbrio químico se aumentarmos a pressão
do sistema e diminuirmos a concentração de CO2?





10. O ácido hipocloroso, HOCl, é um poderoso agente desinfetante utilizado no tratamento de água. Por ser instável para ser armazenado na forma concentrada, normalmente, o HOCl é gerado, no momento do uso. Calcule seu pH e pOH, quando adicionado 0,55 mol/L de HOCl.

( Ka = 3,5 X 10-8)


Lista de exercícios de Estática


LISTA DE EXERCÍCIOS – ESTÁTICA (PONTO MATERIAL E CORPO EXTENSO)
                                                                                                             


01 – É dado o sistema em equilíbrio, e:
sen 37o = cos 53o = 0,6
sen 53o = cos 37o = 0,8











Sabendo-se que a tração na corda 1 é 300 N,
a tração na corda 2 é:
a) 500 kg
b) 400 N
c) 4000 N
d) 400 J
e) 4 N

02 – O corpo da figura tem peso 80 N e está em equilíbrio suspenso por fios ideais. Calcule a intensidade das forças de tração suportadas pelos fios AB e AC. Adote: cos 30o = 0,8 e sem 45o = cos 45o = 0,7
 









03 – Um corpo de peso P é sustentado por duas cordas inextensíveis, conforme a figura.
 










Sabendo que a intensidade da tração
na corda AB é de 80 N, calcule:
a) o valor do peso P:
b) a intensidade da tração na corda BC.

04 – No sistema abaixo, o peso P está preso ao fio AB por uma argola. Despreze os atritos e calcule as trações nos fios AO e BO. Dados: P = 100 N, sen 30o = 0,5 e cos 30o = 0,8.









05 – As cordas A, B e C da figura abaixo têm massa desprezível e são inextensíveis. As cordas A e B estão presas no teto horizontal e se unem à corda C no ponto P. A corda C tem preso à sua extremidade um objeto de massa igual a 10 kg.


Considerando o sistema em equilíbrio, determine as trações nos fios ( A, B e C)








06 – (Acafe-SC) Fruto da nogueira (árvore que vive até 400 anos), a noz é originária da Ásia e chegou à Europa por volta do século IV, trazida pelos romanos. Uma característica da noz é a rigidez de sua casca. Para quebrá-la, usa-se um quebra-nozes. A figura abaixo mostra um quebra-nozes, de massa desprezível, facial de ser construído.












Certa noz suporta, sem quebrar, uma força de módulo igual a 2 000 N. É correto afirmar que, para quebrá-la, a distância mínima da articulação, d, em cm, onde se deve aplicar uma força F, de módulo igual a 250 N, é:
a) 25.
b) 50.
c) 20.
d) 40.
e) 10.

07 – (Uerj)Para demonstrar as condições de equilíbrio de um corpo extenso, foi montado o experimento abaixo, em que uma régua graduada de A a M, permanece em equilíbrio horizontal, apoiada no pino de uma haste vertical.


Um corpo de massa 60 g é colocado no ponto A e um corpo de massa 40 g é colocado no ponto I.


Para que a régua permaneça em equilíbrio horizontal, a massa, em gramas, do corpo que deve ser colocado no ponto K, é de:

a) 90.
b) 70.
c) 40.
d) 20.

08 – Em um playground de uma escola, duas crianças brincam em uma gangorra. Ana tem massa de 40 kg e Beatriz tem massa de 50 kg. A distância do ponto de apoio para as duas é de 2,0 m. Beatriz permanece na parte de baixo da gangorra, do lado esquerdo. Ana, por sua vez, fica na parte alta no lado oposto. Considere g = 10 m/s2.
a) Explique por que Beatriz consegue suspender Ana.
b) Caracterize o torque resultante em relação ao ponto de apoio.


09 – Uma barra homogênea de peso B = 200 N está fixa a uma parede pelo ponto A e por um cabo, conforme mostra a figura a seguir.

A carga P tem peso P = 50 N. Considere sen 370 = cos 530 = 0,60. Determine o módulo da tração no cabo.














10 – Em várias situações do dia a dia, necessitamos aplicar forças que sem o auxilio de alguma ferramenta ou máquinas, simplesmente não conseguiríamos. Apertar ou afrouxar um parafuso, por exemplo, requer uma força que não somos capazes de exercer. Considere um parafuso muito apertado que necessita da aplicação de um torque igual a 150 N.m para ser solto, conforme mostra a figura a seguir.
 







a) Determine a intensidade da força F aplicada, desprezado o peso da ferramenta.


b) O que poderia se fazer para reduzir o valor da força aplicada, encontrada no item a?


11 – Suponha que duas crianças brincam em uma gangorra constituída por uma prancha de madeira de peso 20 kgf. A prancha tem forma regular, constituição homogênea e encontra-se apoiada em seu centro geométrico. O peso da criança A é igual a 50 kgf:









Sabendo que o sistema está em equilíbrio na situação apresentada, determine:
a) O peso da criança B.
b) A intensidade da força exercida pelo apoio sobre a prancha (reação normal do apoio).

12 – Na figura abaixo está representada uma barra homogênea de comprimento 3,0 m e peso 60 N em equilíbrio devido à carga P. Determine o peso da carga P.









 13 – A barra homogênea representada na figura abaixo tem 3,0 m de comprimento, pesa 600 N e está equilibrada horizontalmente sobre dois apoios A e B. Determine a força de reação exercida pêlos apoios sobre a barra.









14 – 0 sistema da figura ao lado está em equilíbrio. O peso da carga Q = 20 N e da carga S = 10 N. Desprezando o peso da barra, determine o peso da carga P.















Gabarito:

1) B
2) TAB = 70,2N
     TAC = 61,5N
3) a) P = 40N
    b) TBC = 64N
4) TAO = TBO = 100N
5) TA TA=50V3 N, TB=50N e TC=100 N

6) D
7) B
8) a) Beatriz e Ana têm pesos diferentes e estão a uma mesma distância do ponto de apoio, logo, Beatriz por ser mais pesada tem maior torque do que Ana, gerando o movimento de rotação.
      b) M = - 200 N.m. O sentido de rotação é anti-horário.
9) T = 300 N.
10) a) F = 1000 N.
b) Basta usar uma ferramenta com o cabo maior, aumentando a distância d.
11) a) 100 kgf
      b) 170 kgf
12) P = 60 N
13) NA = 450 N e NB = 150 N
14) 55 N






























































































segunda-feira, 14 de maio de 2012

Lista de Exercícios de Velocidade média

1)Um móvel percorre 4000 m em 80 s . Qual é a sua velocidade média, em m/s e Km/h.

2) Uma moto percorre 45 Km em 30 minutos . A  sua velocidade média  nesse percurso é:
a)1,5 km/h        b)1,5 m/s      c)15 m/s      
d)25 m/s           e)90 m/s

3)Qual é a velocidade escalar média, em km/h, de uma pessoa que percorre a pé, 1200 m em 20 minutos?
a)1,2                    b)2,1             c)2,7
d)3,6                 e)4,8

4)Uma partícula percorre 120 Km a 80 km/h, e os 180 Km seguintes a 60 km/h. Calcule a velocidade da partícula em km/h.
  
5) (UFMG)Um automóvel viaja durante a primeira hora e a 30 Km nas duas horas seguintes. Sua velocidade média durante as três horas, em Km/h, é:
a)20                       b)30                       c)31
d)25                       e)27

LISTA DE EXERCÍCIOS TERMOMETRIA


Testes:Termometria

1 - MACK) Num determinado dia, em São Paulo, a temperatura ambiente foi igual à de Londres. Sabendo que, nesse dia, a temperatura de Londres foi 50ºF, a temperatura de São Paulo foi:
a) 10ºC.
b) 20ºC.
c) 25ºC.
d) 28ºC.
e) 32ºC.
2 - MACK) A indicação de uma temperatura na escala Fahrenheit excede em 2 unidades o dobro da correspondente indicação na escala Celsius. Esta temperatura é:
a) 50ºC.
b) 100ºC.
c) 150ºC.
d) 170ºC.
e) 1300ºC.
3 - FEI) Dois termômetros, um em escala Celsius e outro em escala Fahrenheit, medem a temperatura de um mesmo corpo. Ambos apresentam a mesma leitura. A temperatura do corpo é:
a) -32.
b) -40.
c) Zero.
d) 80.
e) 100.
4 - FATEC) À pressão de 1 atm, as temperaturas de ebulição da água e fusão do gelo na escala Fahrenheit são, respectivamente, 212ºF e 32ºF. A temperatura de um líquido que está a 50ºC a mesma pressão de 1 atm é, em ºF:
a) 162.
b) 90.
c) 106.
d) 82.
e) 122.
5-(MACKENZIE) Um turista brasileiro sente-se mal durante a viagem e é levado inconsciente a um hospital. Após recuperar os sentidos, sem saber em que local estava, é informado de que a temperatura de seu corpo atingira 104 graus, mas que já “caíra” de 5,4 graus. Passado o susto, percebeu que a escala termométrica utilizada era a Fahrenheit. Desta forma, na escala Celsius, a queda de temperatura de seu corpo foi de:
a) 1,8ºC
b) 3,0ºC
c) 5,4ºC
d) 6,0ºC
e) 10,8ºC
6 - FATEC) Calor é a energia que se transfere de um corpo para outro em determinada condição. Para esta transferência de energia, é necessário que:
a) entre os corpos exista vácuo.
b) entre os corpos exista contato mecânico rígido.
c) entre os corpos exista ar ou um gás qualquer.
d) entre os corpos exista uma diferença de temperatura.
e) entre os corpos exista um meio material.
7- (AFA) Assinale a alternativa que define corretamente calor.
a) Trata-se de um sinônimo de temperatura em um sistema.
b) É uma forma de energia contida nos sistemas.
c) É uma energia em trânsito, de um sistema a outro, devido à diferença de temperatura entre eles.
d) É uma forma de energia superabundante nos corpos quentes.
e) É uma forma de energia em trânsito do corpo mais frio para o corpo mais quente.
8)( Mack)Uma pessoa mediu a temperatura de seu corpo, utilizando-se de um termômetro graduado na escala Fahrenheit, e encontrou o valor97,7oF. Essa temperatura, na escala Celsius, corresponde a:
a)   36,5oC
b)   37,0oC
c)   37,5oC
d)   38,0oC

e)   38,5oC
9 – (Mack)Na escala termométrica X, ao nível do mar, a temperatura do gelo fundente é –30 °X e a temperatura de ebulição da água é 120 °X. A temperatura na escala Celsius que corresponde a 0 °X é:
a)   15 °C
b)   20 °C
c)   25 °C
d)   28 °C
e)   30 °C
10 - (FMTM MG/2ªFase/Janeiro)
O tradutor, ao receber o manual de instruções com a frase After that, check whether temperature has remained hot, about 149ºF, traduziu-a corretamente desta forma:
Após este tempo, verifique se a temperatura permaneceu quente, aproximadamente:
a)   45ºC.
b)   55ºC.
c)   65ºC.
d)   76ºC.
e)   78ºC
11-( FMTM MG/2ªFase/Julho)
A fim de diminuir o risco de explosão durante um incêndio, os botijões de gás possuem um pequeno pino com aspecto de parafuso, conhecido como plugue fusível. Uma vez que a temperatura do botijão chegue a 172ºF, a liga metálica desse dispositivo de segurança se funde, permitindo que o gás escape. Em termos de nossa escala habitual, o derretimento do plugue fusível ocorre, aproximadamente, a
a)   69ºC.
b)   78ºC.
c)   85ºC.
d)   96ºC.
12- (UFAC AC)Uma variação de temperatura de 300K equivale na escala Fahrenheit à uma variação de:
a)   540 ºF      b)54 ºF    c)300 ºF9
d)   2700 ºF    e) n.d.a

LISTA DE EXERCÍCIOS TRABALHO DE UMA FORÇA



1)Calcular o trabalho realizado por uma força de 28 N que desloca um objeto numa distância de 2 m na mesma direção e sentido da força.

2)Uma força constante de 20 N produz, em um corpo, um deslocamento de 0,5 m no mesmo sentido da força. Calcule o trabalho realizado por essa força.

3)Um carrinho é deslocado num plano horizontal sob a ação de uma força horizontal de 50 N. Sendo 400 J o trabalho realizado por essa força, calcule a distância percorrida.


4)Um boi arrasta um arado, puxando-o com uma força de 900 N. Sabendo que o trabalho realizado pelo foi de 18000 J, calcule a distância percorrida pelo boi.

5) Sobre um corpo de massa 10 kg, inicialmente em repouso, atua uma força F que faz variar sua velocidade para 28 m/s em 4 segundos. Determine: 
a) a aceleração do corpo; 
b) o valor da força F; 
c) o trabalho realizado pela força F para deslocar o corpo de 6 m.


6)Um carro percorre uma estrada reta e horizontal, em movimento uniforme, com velocidade constante de 20 m/s, sob a ação de uma força de 1800 N exercida pelo motor. Calcule o trabalho realizado pelo motor em 4s.


7)Uma pessoa realizou um trabalho de 9 J para levantar verticalmente uma caixa que pesa 4 N. Quantos metros atingiu a altura da caixa?